1º Aeroporto Espacial Privado Abre nos Estados Unidos

21/10/2011 11:32

 

O planeta Terra ganhou nesta semana o seu primeiro espaçoporto comercial. O aeroporto privado para espaçonaves – que tem sido tratado pelo seu dono, o milionário australiano Richard Branson, dono do grupo Virgin, como um “portal para o espaço sideral” – fica no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. Ninguém menos do que Sir Norman Foster foi o arquiteto escolhido para criar o conjunto que, visto de cima, lembra o desenho de um olho alongado.
Chamada Virgin Galactic Gateway to Space, a construção concebida pelo inglês inclui um terminal de passageiros e um hangar de serviços, além de uma pista de pouso, e comporta até cinco veículos espaciais.
A entrada se dá por um túnel enterrado que funciona como uma galeria. Ali, há  uma exposição permanente da história da exploração do espaço pelos norte-americanos. A partir daquele ponto, dois acessos levam aos ambientes de acesso restrito e às áreas abertas ao público.
Com 12.000 m² de área construída, o local conta ainda com área para treinamento de astronautas, centro de pesquisa e área de convívio.
O projeto foi pensado para tirar proveito das características do clima extremo do Novo México. Por isso as construções contam com imensas janelas nas áreas sombreadas, a fim de garantir a iluminação natural, e com grandes aberturas no sentido do vento predominante, para permitir a ventilação cruzada.
É dali que provavelmente sairão os primeiros vôos turísticos para o espaço. As reservas já estão abertas.
 
 
Fonte: Casa Vogue