10° Festival Gastronômico de Pernambuco traz a reflexão da gastronomia

06/10/2011 15:37

Chef Heiko Grabolle

 

Em homenagem à sua décima edição, o Festival Gastronômico de Pernambuco (FGPE), um evento oficial do calendário do Governo do Estado, traz para o anor de 2011 o tema Uma Década de Sabores. Entre o período de 12 a 23 de outubro, os chefes convidados e os restaurantes anfitriões promoverão um verdadeiro intercâmbio de receitas.
 
Para comemorar os dez anos de um evento que disseminou os conhecimentos gastronômicos pernambucanos para outros estados e até mesmo países, 25 restaurantes participantes irão receber simultaneamente os também 25 chefs convidados, abrindo a etapa de restaurantes do Festival Gastronômico, dos dias 13 a 15 de outubro. Neste período, o cenário será voltado para a discussão e reflexão da gastronomia em Pernambuco durante estes dez anos de eventos.
 
Este ano, algumas casas estreiam na edição: Nannai (Muro Alto), Marangatu (Porto de Galinhas), Chez Brigitte, Parraxaxá e Club du Vin (Recife), Beijupirá (Olinda) e Xica da Silva (Fernando de Noronha). 
 
PÚBLICO - Visando atender o grande público e proporcionar um espaço de intercâmbio não só de receitas, mas também de conhecimento, o FGPE conta com três Arenas dedicadas ao ensino da gastronomia. Além destes espaços, promove pelo sétimo ano consecutivo o Concurso de Estudantes.
 
A ideia do concurso, segundo a coordenadora do evento, Ana Lins, é desafiar os alunos e dar oportunidade aos mais novos. "Queremos dar apoio a esta nova geração e premiá-las com ferramentas de engrandecimento profissional", afirma. São sete instituições de ensino superior de Hotelaria e Gastronomia participantes, representadas por um grupo de dois alunos. A competição é dividida em duas partes: a didática e a prática, com preparação de um prato principal. 
 
Já na Arena Sabores, nos dias 13, 14, 19 e 22 de outubro, na Ferreira Costa Home Center, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, o público poderá participar de aulas práticas gratuitas de culinária.
 
Do outro lado da cidade, no Shopping Tacaruna, o FGPE promoverá pelo quarto ano consecutivo a Arena de Chefs e de Kids. No primeiro, os chefs compartilharão com os espectadores as misturas culinárias que sempre dão certo. Aqueles que se interessem pelas aulas gratuitas, devem comparecer quinze minutos antes do início do curso para se inscrever em uma das 70 vagas por aula.
 
Para a criançada entre 8 e 12 anos, a Arena Kids representa o cantinho ideal para a meninada desenvolver seus dotes culinários. 
 
CULTURA E CIDADANIA - Culinária que é culinária abrange um universo muito maior. O FGPE também realiza este ano I Fórum Cultural da Gastronomia Pernambucana, no dia 17 de outubro, às 15h, na Fundarpe. Neste espaço, os estudantes e profissionais desta área discutirão a evolução da gastronomia ao longo de uma década.
 
E entre os jantares comemorativos, um em especial se destacará neste Festival: o Jantar Beneficente Recife Bom de Garfo, no dia 19 de outubro, no Arcádia Boa Viagem. A programação, com cerca de 150 convidados, beneficiará a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA), entidade sem fins lucrativos. 
 
Este ano, o FGPE conta com 80 chefs envolvidos nas atividades e 120 pessoas envolvidas na organização que prevê um público de mais de 5 mil pessoas, distribuidos nos restaurantes, arenas, fórum e coquetel de abertura.
 
Veja a programação do Festival Gastronômico de Pernambuco 2011:
 
 
 
Programação do Festival Gastronômico na Ferreira Costa:
Arena Sabores
 
 
Fonte: NE10