Arquitetos querem construir prédio que lembra explosão das Torres Gêmeas

12/12/2011 17:21

O projeto arquitetônico de um edifício de luxo na Coreia do Sul vem causando a indignação de parte da mídia nos Estados Unidos. O motivo é a semelhança entre a arquitetura do prédio e as imagens dos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra o World Trade Center, em Nova York. 

 
O projeto, da construtora holandesa MVRDV, prevê a construção de um edifício no formato de uma nuvem, mas as primeiras imagens divulgadas causaram a revolta dos parentes das vítimas dos atentados por sua semelhança com fotografias da explosão das torres.
 
As torres estão previstas para serem concluídas em 2015 em Seul, capital do país. Segundo o projeto divulgado pela empresa, as “nuvens” iriam interligar as duas torres – na altura do 27º andar. 
 
Apresentadores de TV e jornais americanos se apressaram em criticar o projeto, como o radialista Glenn Beck, que questionou em seu programa se a construção das torres é “algum tipo de comemoração pela morte de 30 mil pessoas [nos atentados de 2001]”.
 
Os arquitetos se desculparam pelo projeto em um comunicado em inglês publicado no site oficial da empresa. De acordo com a MVRDV, ninguém percebeu a semelhança entre o projeto e as fotografias durante sua idealização.
 
Entretanto, em entrevista ao jornal holandês AD Nieuwsmedia, um executivo da MVRDV disse “ter que admitir que também nos lembramos do 11 de Setembro”.
 
 
Os arquitetos holandeses se desculparam em inglês, mas em holandês admitiram que se lembraram mesmo do World Trade Center na hora de idealizar o prédio (AP Photo)
 
Fonte: R7