Christian Haas: Da Mesa ao Resto da Casa

03/10/2011 11:45

 

Desde os tempos de faculdade, na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, o alemão Christian Haas já sabia que seus rumos seriam diferentes de seus colegas. “Eles sonhavam em projetar automóveis, e eu não tinha o menor interesse nisso. Não sinto conexão com carros ou eletrônicos”, revela o designer cujo trabalho é cada vez mais associado, em todo o mundo, ao tableware. “Sou fascinado por acessórios de mesa desde muito jovem. Gosto da idéia de criar belos objetos para o dia a dia”, conta.
 
Seu primeiro trabalho foi desenvolvido ainda na universidade, no final dos anos 1990, quando um amigo convidou-o a criar uma coleção de mesa para a fabricante sueca de roupas Marc O’Polo. “Grifes de moda começaram a lançar suas home collections. Fiz cerca de 15 peças, como porta-velas e copos. A série foi um sucesso e disso surgiram outros trabalhos”. Entre os clientes de Haas estão nada menos do que a Nachtmann, a Villeroy & Boch, e a Theresienthal, para quem ele criou uma linha de porcelanas para hotel, a Contour, que representou o maior pedido feito à empresa em mais de 200 anos de sua história.
 
Um dos temas que mais atraem o designer são os materiais usados nos acessórios. “Vejo uma inocência na porcelana que me atrai muito, pois o processo de feitura com esse material é calmo, quieto. Já o vidro lida com fogo, que remete às nossas raízes milenares”, acredita Christian, que acaba de fechar contrato com a portuguesa Vista Alegre. Aos 37 anos, ele mantém estúdios em Paris, onde mora, e em Munique.
 
A experiência de Haas virou grife própria em janeiro, e desembarcou em São Paulo pelas mãos da Micasa, que trouxe mais de 50 objetos, após exposição na Colette de Paris e na Moss de Nova York. Ropes, as peças assinadas por Haas, são luminárias feitas com cordas de polipropileno iluminadas com LEDs, trançadas à mão. “Eu tinha vontade fazer um trabalho mais autoral”, conta o designer, que em breve ampliará usa linha de produtos com outros acessórios para o dia a dia. Conheça na galeria abaixo as criações do designer:
 
Fonte: Casa Vogue