Coleção Folha apresenta arquitetura premiada de Norman Foster

13/10/2011 10:11

 

O sétimo volume da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas no domingo (16), é dedicado à obra de Norman Foster, 76.

 
O princípio fundamental do sistema arquitetônico de Foster, ganhador do Pritzker, o "nobel" da arquitetura em 1999, pode ser resumido em uma de suas frases: "Virtualmente tudo o que é construído pelo homem passou por um processo projetual que implica escolhas e decisões".
 
Isso significa que a arquitetura não está confinada a um campo específico de ação, mas que cada ato humano de transformação é arquitetura.
 
Integração também é a palavra-chave da organização profissional sobre a qual o arquiteto inglês baseia sua ampla atividade de projeto, agora já difundida em todo o mundo.
 
Entre as obras mais conhecidas de Foster estão a cobertura do pátio do British Museum (1994-2000) -aberta como um guarda-chuva transparente sobre o instável céu de Londres (Inglaterra)-, o aeroporto (2003-2008) de Pequim (China), a sede da Hearst Corporation (2000-2006) em Nova York (Estados Unidos) e a transformação do Reichstag em sede do novo Parlamento alemão (1992-1999), em Berlim (Alemanha).
 
O estúdio Foster + Partners, chefiado pel arquiteto, está entre as maiores empresas mundiais de arquitetura e urbanismo, com centenas de projetistas na matriz, em Londres, e nos estúdios-satélite espalhados pelo mundo.
 
 
Os projetos do escritório são conhecidos mundialmente pelos traços arrojados e por concretizar obras e restaurações de prédios pertencentes a órgãos do governo de diferentes países, usando sistemas inteligentes de projeto.
 
A vida e obra do premiado arquiteto inglês -e sua preocupação com o meio ambiente- deram origem ao documentário "Quanto Pesa seu Edifício, Sr. Foster?", lançado no ano passado e exibido em São Paulo.
 
Cada livro avulso da coleção, com 80 páginas, custa R$ 16,90; a coleção completa, R$ 287,30. Assinantes Folha, Edição Digital e UOL têm descontos nos lotes.
 
Fonte: Folha.com