Confira receitas com sorvete feitas para o Festival Gastronômico de PE

21/10/2011 23:53

Bolo de rolo, abacaxi, waffles, vinho tinto e cahaça são alguns ingredientes.

Evento termina no próximo domingo (23), em arena montada em shopping.

 

Ainda não é verão no Brasil, mas a temperatura já está elevada no Nordeste. E nada como um sorvete para amenizar o calor de uma forma saborosa. O Festival Gastronômico de Pernambuco, que termina no próximo domingo (23), no Shopping Tacaruna, no Recife, está recheado de receitas com esta guloseima gelada. Selecionamos três, preparadas especialmente para o evento. Confira o passo a passo e se arrisque na cozinha.

Manihot (por Guga Rocha)

Ingredientes
1 bola de sorvete de tapioca; 1 colher de sopa de farinha de mandioca (quebradinha); 1 colher de chá de açúcar cristal; 1/2 colher de chá de azeite de dendê (flor do dendê de preferência); 1 pitada de pó de ouro; 1 colher de sopa de mel de engenho; 1 colher de chá de cachaça; 1 fatia fina de bolo de rolo.

Modo de preparo
Misture a farinha, açúcar e dendê e leve a uma panela em fogo médio misturando sempre até o açúcar derreter e se fundir com a farinha; (aproximadamente 2 minutos). Enquanto isso junte a cachaça ao mel de engenho e reserve. Leve a fatia de bolo de rolo ao forno numa assadeira forrada com papel manteiga para que fique crocante. Esta receita rende uma porção.

 

 

Abacaxi cozido com especiarias servido com brunoise de frutas e sorvete de canela (por Marcone de Deus)

Ingredientes para o abacaxi
4 rodelas de abacaxi descascado de aproximadamente 3 cm de altura; 300 g de açúcar mascavo; 16 unidades de anis estrela; 20 unidades de sementes de cardamomo; 4 bastões de canela; 1 colher de sobremesa de canela em pó; 100 ml de suco de laranja; 50 ml de suco de limão siciliano; 50 ml de cointreau.

Ingredientes para o Brunoise de frutas
1 kiwi; 1 pêra; 1 néctarina; 4 unidades de morangos; 1/8 de manga; 1/8 de papaia

Modo de preparo do abacaxi
Leve todos os ingredientes ao fogo brando e deixe cozinhar por 15 minutos. Reseve.

Modo de preparo do brunoise
Descasque todas as frutas e corte em cubos de 2 a 3 mm quadrados. Misture tudo.

Montagem
Num prato coloque, uma fatia de abacaxi e sobre uma lateral disponha 2 colheres (sopa) do brunoise e ao lado coloque uma bola pequena de sorvete de canela e decore com hortelã.

 

 

Waffles com sorvete e molho de vinho tinto quente (por Guten Appetit)

Ingredientes para a massa do waffles
125g de açúcar; 125g de manteiga; 1 pitada de sal; 3 ovos (separar gema e clara); 20g de açúcar de baunilha; 50g de amido de milho (Maizena); 250g de farinha de trigo; 1 pitada de fermento químico; 4 colheres de sopa de leite.

Método de preparo
Bater o açúcar e a manteiga até ficar cremoso. Adicionar o sal, as gemas, o açúcar de baunilha, amido, farinha de trigo e o fermento aos poucos. Por último, misturar o leite até obter uma massa não muito líquida e adicionar as claras batidas em neve. Com uma concha colocar um pouco da massa num ferro típico e assar os waffles até que fiquem levemente dourados.

Ingredientes para o molho de vinho tinto
300g de açúcar; 150ml de suco de laranja; 400ml vinho tinto demi-seco; 2 anis estreladas; 1 pequeno pau de canela; um pouco de amido (maizena).

Método de preparo
Numa panela média (de preferência de inox) caramelar o açúcar sem mexer. Quando estiver levemente dourado, adicionar o vinho, o suco de laranja, o anis estrelado e o pau de canela. Cuidado para não queimar! Deixar ferver tudo até o açúcar caramelizado derreter por completo (caso necessite, adicionar um pouco de água). Quando o liquido estiver transparente, engrossar com um pouco de amido até obter uma consistência de um molho.

Como servir
Colocar uma bola de sorvete sobre o waffer e cobrir com o molho de vinho ainda quente.

 

Fonte: G1 Pernambuco