Cozinha é o Ambiente Perfeito para Pilotar o Fogão e Reunir Amigos e Familiares

28/09/2011 16:35

 

Cada vez mais integrada ao restante da casa, a cozinha é o ambiente perfeito para pilotar o fogão e reunir amigos e familiares. De papel secundário, passou a ser um espaço social, de convivência. Por isso, é importante que seja bonita e bem planejada. O arquiteto Daniel Mangabeira ressalta a importância da praticidade no projeto. “É um ambiente muito funcional, por isso não adianta ter uma cozinha bonita se ela não for prática.”
 
Para o arquiteto Henrique Coutinho, a cozinha deixou de ser um território exclusivamente feminino. Com os homens também fazendo as vezes de chef, os projetos têm se modificado ao longo do tempo. “Antes, só as mulheres davam opinião sobre a arquitetura e a decoração da cozinha, hoje os homens também gostam de sugerir. Alguns casais cozinham juntos e, nesse caso, é preciso montar um ambiente que funcione para os dois ao mesmo tempo.”
 
Designer de interiores Christina Praddo ressalta outra novidade nos projetos. “Em casas ou apartamentos mais amplos, as pessoas têm mais de um espaço para cozinhar. Às vezes, uma cozinha mais reservada e uma varanda gourmet.”
 
Monte a sua
 
Com tanta variedade no mercado de arquitetura, design e eletrodomésticos, é possível montar ambientes que vão dos mais tradicionais aos mais descolados. Embora não haja uma tendência a ser seguida, algumas dicas são válidas na hora de montar uma cozinha:
 
- Fogão e geladeira não devem ficar lado a lado. A sugestão também vale para o freezer e a geladeira: só devem ficar juntos caso pertençam à mesma linha e tenham design semelhante.
 
- Ao lado do fogão, é fundamental ter um espaço para repousar os ingredientes no momento de cozinhar. E, se possível, montar um pequeno ponto de apoio para repousar os alimentos que são retirados da geladeira ou do freezer.
 
- Nos armários inferiores, os gavetões dão lugar às portas por serem mais ergonômicos e darem um visual mais agradável.
 
- Além de ganhar mais espaço nas gavetas, deixar os utensílios pendurados nas paredes dá um toque de charme à cozinha e facilita o acesso na hora de cozinhar.
 
- Em ambientes pequenos, com pouco espaço para armários, as prateleiras são uma boa opção, desde que sejam limpas com frequência.
 
- O toque da cor pode ficar por conta de armários com vidros coloridos e bancadas de pedra com cores vibrantes. Com bom senso, as cores dão destaque, principalmente, aos espaços em que predomina o branco.
 
- Adesivar paredes, armários ou até mesmo a geladeira é uma opção barata para deixar o ambiente personalizado. Antes de receber o adesivo, as paredes devem estar em perfeitas condições. No caso das geladeiras, além dos itens encontrados no mercado, é possível fazer sob encomenda.
 
A regra do triângulo
 
A triangulação, conhecida como regra do triângulo, é um recurso usado na distribuição do mobiliário e dos eletrodomésticos para garantir a boa circulação das pessoas e facilitar a execução das tarefas. Quando for possível, a pia deve estar entre o fogão e a galadeira.
 
Ao gosto do cozinheiro
 
Cozinha gourmet
 
É ideal para quem adora ser mestre-cuca e, ao mesmo tempo, bater um papo com os convidados. Durante todo o tempo, o cozinheiro fica em contato com as pessoas que serão servidas. Nesse espaço, os alimentos são preparados na hora, por isso, as bancadas são maiores. “Nas cozinhas gourmet, é possível brincar com a decoração por ser um ambiente mais dinâmico e receptivo”, explica a designer de interiores Christina Praddo.
 
Cozinha Americana
 
É integrada à sala, geralmente separada apenas por uma bancada. É um modelo que também favorece ao cozinheiro manter contato com o restante das pessoas. Para esses ambientes, um bom sistema de exaustão é fundamental. Daniel Mangabeira lembra que pessoas com o hábito de servir a família e os amigos de maneira mais formal devem evitar esse formato. “Ao cozinhar, as pessoas fazem barulho, podem ser as panelas ou o liquidificador, por exemplo. Isso pode incomodar os convidados.” Para resolver esse problema, existem possibilidades de fechamento, como portas de correr ou até mesmo persianas.
 
O que vem por aí
 
A indústria moveleira promete mecanismos sofisticados em móveis planejados. A automação do ambiente permite abrir um armário ao apertar um botão. Iluminação de LED e televisões aparecerem integradas ao mobiliário. Brilhos metalizados, com a aparência de polimento e diferentes texturas serão mais explorados.