Dona Lindu recebe, no domingo, espetáculo O Quebra Nozes

16/12/2011 11:03
O Ballet Cidade do Recife é dirigido e produzido por Fátima Freitas, entra em cena no segundo ato para apresentar a história de Clara Foto: Academia Fátima Freitas/ Divulgação
O Ballet Cidade do Recife é dirigido e produzido por Fátima Freitas, entra em cena no segundo ato para apresentar a história de Clara.
 
 
O conto de fadas natalino que narra o romance entre a menina Clara e seu boneco Quebra-Nozes será apresentado no Recife, neste domingo (18), em um espetáculo único no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. A união inédita entre a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e o Ballet Cidade do Recife prometem emocionar o público com a apresentação do balé de repertório russo.
 
Há cerca de 40 anos o Recife não vê uma apresentação de balé com música executada ao vivo. Com regência do maestro Osman Giuseppe Gioia, o espetáculo inicia com a OSR sozinha no palco para a execução da abertura composta pelo russo Tchaikovsky (1840 – 1893). Em seguida, o Ballet Cidade do Recife, dirigido e produzido por Fátima Freitas, entra em cena para apresentar o segundo ato da história da menina sonhadora Clara, que ganha como presente de Natal do padrinho, um velho mágico, um boneco em forma de Quebra-Nozes. 
 
A montagem pernambucana de um dos balés mais famosos do mundo, foi ensaiada por dois meses pelo Ballet Cidade do Recife. A encenação conta com 31 bailarinos, selecionados entre diversas companhias e escolas de dança como o projeto Ária Social, Carol Lemos, Studio Dança, Balé Cláudia São Bento, Balé Gonzáles e Academia Fátima Freitas, além do corpo de baile formado por 12 crianças, que interpretam os anjinhos.
 
Na pele dos personagens centrais, os adolescentes Luanna Gondim, de 13 anos, e Alexander Kaden, 14. Luanna estuda há um ano como bolsista na escola do renomado Balé Bolshoi e está de passagem pelo Recife. Já Alexander se despede dos palcos pernambucanos, pois ganhou bolsa para estudar na Ópera de Viena. 
 
O espetáculo O Quebra Nozes é apresentado neste domingo (18), às 18h, com o palco do Teatro Luiz Mendonça voltado para o pátio do parque. O acesso é gratuito. Para acomodação da plateia, serão disponibilizadas 2 mil cadeiras. O evento integra a programação do Ciclo Natalino do Recife.
 
Fonte: NE10