Elevador panorâmico de Olinda é inaugurado ao som de frevo

24/10/2011 23:52

 

Em clima de Carnaval, com direito a orquestra de frevo e bonecos gigantes, foi lançado no final da tarde desta segunda-feira (24), o elevador panorâmico do Alto da Sé, em Olinda, no Grande Recife. O equipamento, instalado no prédio da caixa d’água da Cidade Alta da acesso a um mirante, com vista 360 graus de Olinda.
 
Inicialmente, a visita é gratuita, mas a ideia é que no futuro seja cobrada uma taxa para a manutenção do elevador. Participaram da inauguração o governador Eduardo Campos, o prefeito Renildo Calheiros, além de deputados e secretários. Essa era a última obra que faltava ser inaugurada do projeto de requalificação do Alto da Sé.
Elevador panorâmico do Alto da Sé é inaugurado. Vista do alto do prédio da caixa d'água
 
 
Inauguração de elevador faz parte da nova cara do Alto da Sé, em Olinda
 
 
 
 
O governador e o prefeito de Olinda admiram vista do mirante no Alto da Sé
 
 
O governador e o prefeito de Olinda inauguram obras de revitalização no Alto da Sé
 
 
 
Primeira construção em estilo moderno com cobogós no Brasil, a estrutura da caixa d’água foi reformada para permitir a instalação do elevador. A construção, com 20 metros de altura, teve o terraço recuperado e a parte interna requalificada para receber ações de apoio à atividade turística. Uma passarela saindo do elevador dá acesso à cobertura do prédio, que vai servir, a partir desta segunda (24), como mirante. A caixa d’água continuará abastecendo a área.
 
Três anos depois do início das obras na Sé, toda a fiação elétrica da área foi embutida e os 22 postes de concreto retirados e substituídos por outros 49 decorativos no nível do solo e 15 sobre a balaustrada em volta da praça. A mudança privilegia a aparência do ambiente, diminuindo a poluição visual. Outras 15 luminárias do tipo lampião, sem postes, estão localizadas na Rua Bispo Coutinho de Baixo.
 
As calçadas do Alto da Sé ganharam novo piso e, de acordo com a Prefeitura de Olinda, o revestimento beneficia os pedestres. Os visitantes com dificuldade de locomoção também passarão a ter acesso a uma passarela de travessia elevada, piso tátil, piso alerta, piso direcional e rampas que devem viabilizar o acesso.
 
 

O Alto da Sé ganhou, também, novo mercado de artesanato, que funciona na Rua Bispo Coutinho de Baixo. Antes das mudanças, os lojistas ocupavam uma área ao lado da caixa d’água, o que impossibilitava a vista do Horto d’El Rei, o segundo jardim botânico mais antigo do Brasil. As obras foram financiadas com recursos federais, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo II (Prodetur II), com contrapartida de 15% da Prefeitura de Olinda. Todo o processo de repaginação do cartão-postal custou R$ 5 milhões.

 

Fonte: NE10