Estantes: Decoração, Design e Organização

17/11/2011 13:46

Muito além de deixar a casa em ordem, ajudando a organizar a bagunça do dia a dia, estantes são peças que costumam dar dicas preciosas do nosso estilo de vida. São elas que exibem os nossos livros, discos, filmes, fotos e recordações de viagens – contando para os amigos e familiares um pouquinho mais sobre a nossa intimidade, coleções, hobbies…

 
Nas casas e nos apartamentos mais atuais, com espaços cada vez mais econômicos, as estantes muitas vezes assumem a função de dividir ambientes, proporcionar privacidade ou armazenar na vertical tudo aquilo que não cabe mais no piso. Podem, inclusive, mudar a percepção espacial que se tem de um ambiente, fazendo um pé-direito parecer maior, por exemplo.
 
Tradicionais, como as de antigamente, ou coloridas, assimétricas e de formatos e materiais inusitados, as novas estantes atraem o olhar dos amantes do design. Modelos como a Veliero, desenhada por Franco Albini em 1940 e só agora, em 2011, transformada em realidade pela Cassina, são quase esculturas. Mesmo quando vazias, assemelham-se a um objeto de arte. Nessa mesma categoria, estão a Árbol, design nacional de Juliana Llussá para a Decameron, ou a genial Split Boxes, do jovem designer inglês Peter Marigold.
 
 
Fonte: Casa Vogue