Fuzil AK-47 Torna-se Peça de Museu

02/12/2011 19:02
A arma de fogo mais conhecida do mundo, quem diria, acaba de se tornar peça de museu. O Design Museum de Londres, uma das mais respeitadas instituições internacionais de desenho industrial, anunciou nesta quinta-feira a incorporação de um fuzil AK-47 à sua coleção permanente. A peça agora integra o notável acervo de clássicos do design universal pertencente ao museu.
 
A aquisição foi divulgada sem muito alarde, em meio à inclusão de outros objetos – bem menos letais – à coleção, como o Walkman da Sony, a máquina de escrever Valentine e o leitor de e-books Kindle. Mas não teve como passar despercebida.
 
Utilizado até hoje pelos exércitos de mais de 50 países (sem falar nas incontáveis organizações criminosas e terroristas que têm o AK entre suas armas preferidas), o fuzil foi uma das primeiras armas automáticas a serem produzidas em larga escala no planeta.
 
Seu inventor é o engenheiro russo Mikhail Kalashnikov, que na década de 1940 recebeu do governo soviético a incumbência de desenvolver um rifle capaz de funcionar debaixo das condições extremas do Ártico.
 
 
Ganhou o mundo por ser uma arma barata e extremamente resistente. Era inevitável que em algum momento a sua forma se tornasse muito conhecida, a ponto de ganhar o status de clássico do design.
 
Não é de hoje, aliás, que o AK-47 frequenta o universo do desenho industrial. O designer francês Philippe Starck tem, entre suas peças mais famosas, uma luminária cujo formato é a reprodução exata do fuzil, na cor dourada. Quando do lançamento do abajur, Starck justificou-o justamente como uma homenagem à obra-prima de Kalashnikov, jamais reconhecida pelo seu design. Esse tempo acabou.

 

 

Fonte: Casa Vogue