Gastronomia pernambucana é apresentada em projeto turístico na capital paulista

15/12/2011 09:54
Os turistas de eventos e de viagens de incentivo que tiverem intenções de vir ao estado vão estar no foco  do projeto ′Pernambuco Bom para o Seu Negócio`, que tem como ideia apresentar serviços e produtos para este público. Além disso, a intenção é preparar o mercado e despertar esse consumidor, com os vários cenários pernambucanos que podem ser utilizados inclusive na Copa 2014, uma das grandes justificativas para a realização do  projeto.
 
O chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, vai comandar o cardápio do projeto, que acontece no Hotel Unique, em São Paulo, nesta terça-feira (13). No menu para 600 convidados haverá gratinado de banana com siri ao coco e queijo manteiga e sorvete de queijo com calda de pitanga, além de outras delícias (confira cardápio abaixo).
  
As famosas esculturas de açúcar do chef Douglas Van Der Ley também será um dos pontos altos do evento. Ele se apresenta, através de contação de histórias para os convidados, com Gilberto Freyre Neto, remetendo ao passado da cultura do açúcar e dos engenhos pernambucanos, elementos que deram origem ao desenvolvimento da culinária local. 
 
Para animar a apresentação do projeto, o cantor Alceu Valença vai levar à São Paulo o autêntico carnaval pernambucano. A ação tem o patrocínio do Governo de Pernambuco através da Empetur, Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo e   Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae). A realização é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) e do Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB).
 
Cardápio
  
Salgados:
Caldinho de camarão
Caldinho de feijão
Ervilha torta recheada com queijo qualho e molho de pimenta doce
Bolinho de charque com macaxeira
Bolinho de bacalhau
Presunto de Parma recheado com passa de caju
Espinho de camarão ao molho de gengibre
Canapé de banana com camarão e pimenta biquinho
Canapé de queijo qualho com carne de sol
Canapé de salmão defumado com ovo de codorna
File de agulha verde mar
  
Empratados:
Gratinado banana com siri ao coco e queijo manteiga
Baião de dois
Panelinha de frutos mar com mandioquinha
Risoto de bacalhau com jerimum
Mini jerimum recheado com camarão ao molho de manga
Mini gratinado de macaxeira com charque
 
Doces:
Bolo de rolo
Sorvete de queijo com calda de pitanga