Mostra de arquitetura em Olinda une modernidade e preservação histórica

09/11/2011 09:43

Casacor Pernambuco deste ano ocupa cinco imóveis na cidade patrimônio. Mostra começa nesta quarta-feira (09) e vai até o dia 13 de dezembro.

 

 
Reservar os espaços urbanos e as casas históricas é uma missão de todos. Essa é uma das propostas da mostra de arquitetura e decoração Casacor na sua versão Pernambuco, que começa nesta quarta-feira (9) e vai até o dia 13 de dezembro. Ocupando quatro casas e uma torre no sítio histórico de Olinda, a exposição dá exemplos de intervenções que podem ser feitas em uma casa tombada pelo patrimônio, unindo moderno e antigo em uma mesma área, a partir do tema "Dia a dia com a tecnologia".
O espaço onde acontece a Casacor deste ano tem uma história própria. As quatro casas pertenciam a quatro irmãs, Alice, Beatriz, Julieta e Zulmira. Por isso, são interligadas por uma passarela, de forma que a família permanecesse unida. O registro das casas, que foram um presente do pai às filhas, data de 1918. O acréscimo da torre foi para atender ao pedido da filha de uma das irmãs, para que pudesse morar junto da mãe e das tias.
 
 
 
A casa que pertenceu a Zulmira encontra-se hoje em ruínas e é um espaço pelo qual todos os visitantes têm que passar para conhecer o resto da mostra. “É necessário mostrar às pessoas que não cabe apenas aos órgãos públicos preservar um espaço como esse. Quando perguntam por que ninguém fez nada, eu pergunto à pessoa o que ela fez para mudar essa situação”, diz o arquiteto Roque Samudio Alves, da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda.
 
 
A casa, a primeira depois do jardim das ruínas, vai contar com o auxílio da tecnologia para incentivar a reflexão das pessoas. As paredes com tijolos expostos, as árvores que tomam conta da construção, as janelas quebradas, tudo foi mantido como estava, apenas revisto para manter a segurança do espaço. “É preciso entender que, quando a gente não cuida, a natureza toma de volta. Nesses casarões, você percebe que eles são antigos sim, mas estão aptos a receber tecnologia, modernidade”, acredita Alves.
 
O arquiteto Romero Duarte ficou responsável pela decoração do restaurante que funciona dentro da Casacor e afirma que o forro histórico poderia ter sido uma dificuldade, mas surgiu como uma solução. “Buscamos criar um espaço que mantivesse essa característica de praia”, explica Duarte, que ainda ressalta a cidade escolhida para sediar o evento neste ano. “Olinda tem vida própria, é história pura”, defende, ao assegurar que a cidade é uma inspiração e vai dar um gostinho especial.
Com o foco na sustentabilidade, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Pernambuco entrou como parceiro neste ano. Peças feitas por artesãos de todo o estado foram utilizadas na decoração dos espaços e o Sebrae conta também com uma loja onde os visitantes podem comprar as criações. “Esse é o momento de mostrar a importância do artesanato, de valorizá-lo. Ele dá uma identidade própria e única à decoração”, defende a gerente de Artesanato e Responsabilidade Socioambiental do Sebrae em Pernambuco, Graça Bezerra.
 
 
A exposição ocupa cerca de 5 mil m² e foi decorada por uma equipe de 74 profissionais, entre arquitetos, designers, paisagistas e decoradores. O vizinho dos fundos é o mar de Olinda e áreas de convivência foram criadas para aproveitar esse espaço. Neste ano, os organizadores pensaram a mostra como um lugar onde as pessoas podem realmente passar o dia e, com isso, além dos trabalhos dos arquitetos, a Casacor tem restaurante, sorveteria, cervejaria, lojas e também um cinema, onde serão projetadas imagens dos ambientes.
Este ano, a organização do evento esperadas cerca de 30 mil visitantes.
Serviço
Casacor Pernambuco
De 9 de novembro a 13 de dezembro.
Horário: de terça a sexta, de 15h às 21. Sábados, domingos e feriados de 12h às 21h.
Local: Rua Sigismundo Gonçalves, 700 – Carmo, Olinda.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)