O que é Automação?

08/11/2011 16:16
Painel de Automação. Fonte da IMagem: Leasing Conculting.
Automação é a criação de um sistema que controla atividades sem a necessidade de interferência do homem. A criação de sistemas de automação permite que máquinas e processos sejam controlados por meio de dispositivos eletro-eletrônicos como computadores, dispositivos lógicos ou mecânicos.
 
A mão de obra passa a ser substituída pela mecanização, tornando possível a realização de tarefas difíceis para o homem, ou simplesmente realizando pequenas atividades do dia-a-dia.
 
A automação pode estar presente em diversos ramos de atividades, sempre com o objetivo final de gerar conforto, tornar possível a realização de atividades, aumentar a produção, otimizar o tempo, reduzir gastos e oferecer segurança.
 
 
Atuação
Onde é possível aplicar a automação?
 
  • Projetos residenciais;
  • Projetos comerciais;
  • Projetos industriais;
  • Projetos específicos para estabelecimentos gastronômicos (restaurantes e bares);
  • Projetos de condicionamento de energia;
  • Projetos de recepção e processamento digital de sinais;
  • Projetos automotivos;
  • Projetos de monitoramento de atletas.
 
Desenvolvimento
Antes de dar início a criação de um sistema de automação é fundamental a realização de um levantamento de dados, buscando conhecer todas as necessidades que devem ser supridas. O conteúdo desta análise técnica servirá de subsídio para a identificação, análise e determinação da melhor estratégia para a elaboração do sistema de automação.
 
 
 
A aplicação da Automação em Residências e Comércios
Os sistemas de automação podem ser aplicados em diversas áreas. Dentro da construção civil e dos projetos de interiores é possível desenvolver produtos que proporcionam economia, segurança, conforto, sofisticação e flexibilidade aos seus usuários.
 
Controle/acionamento da iluminação, áudio e demais eletrônicos nos ambientes internos e externos de residências;
Acionar tela de projeção, projetor, caixas de som, aparelho de DVD e iluminação diferenciada por meio da função “one touch” (único toque);
Controle de aberturas de cortinas, portas, portões e tetos retráteis;
Controle/acionamento de sistemas de irrigação de jardim e bombas de piscina.
 
A automação residencial pode ser desenvolvida tanto em sistemas simples, proporcionando o controle de um único elemento; quanto em sistemas sofisticados, que agregam o controle de diversas funções e a interação entre distintos equipamentos.
 
Os acionamentos desses sistemas podem ser feitos por meio de controles remotos, painéis de parede, smartphones e internet.