Olinda Arte em Toda Parte olha para a própria cidade em sua 11ª edição

22/11/2011 15:51

A 11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte abre as comemorações dos 30 anos do título de patrimônio histórico e cultural da humanidade de Olinda, concedido à cidade em 1982 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com o tema “30 anos: a cidade e a paisagem”, o evento - que começa nesta quinta (24) e vai até o dia 4 de dezembro - traz a pintura de paisagens como mote deste ano. A mecânica continua a mesma: casarões, ateliês, bares e restaurantes se transformam em salas de exposição, às quais o público tem acesso gratuito.

 

 

O homenageado da edição 2011 é o artista plástico José Cláudio, pernambucano de Ipojuca considerado um dos principais pintores de paisagens do país. “Ele reinaugurou a arte de pintura de paisagem”, acredita Raul Córdula, curador do Arte em Toda Parte. A abertura oficial da mostra acontece nesta quinta, às 19h, no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura em Olinda, onde as obras do homenageado ficarão em exposição.
A novidade deste ano é que o tradicional catálogo deu lugar para um guia das artes plásticas da cidade. Organizado por ruas, o volume traz os roteiros dos ateliês permanentes, além de um mapa da cidade com pontos de orientação. “Essa é uma publicação que pode ser distribuída o ano todo, que vai ajudar o público a conhecer Olinda e se movimentar pela cidade”, explica o diretor de Cultura de Olinda, Pepe Jordão.
 
 
Desta edição, participam 311 artistas e mais de 70 ateliês espalhados pelas ladeiras do Sítio Histórico. Cinco exposições foram montadas para a mostra. “Eu tenho uma grande expectativa para a exposição ‘Os Naïfs’, tanto pela quantidade de pintores quanto pela qualidade desse grupo de Olinda”, conta Córdula, referindo-se a obras de artistas como Ceça Ramos, Elizângela da Palafitas, Inge do Amparo, J. Calazans, Katia Ondina, Marcelo Lima e Rubens Trindade.

 

 
Essa exposição fica em cartaz no Museu de Arte Sacra de Pernambuco, no Alto da Sé, com visitação de terça a sexta, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 10h às 14h.
Na sede do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Rua do Amparo, fica a exposição dos paisagistas de Olinda, com obras de artistas como Alberto Simões e Liliane Dardot. O Mercado da Ribeira recebe a mostra em homenagem ao Ateliê Coletivo de Olinda, grupo criado em 1980 por Giuseppe Baccaro, em homenagem ao Ateliê Coletivo da década de 1950, do Recife. Obras de Gil Vicente, Baccaro, José Cláudio e Samico fazem parte dessa exposição.
 
A pintura de paisagem, como não poderia deixar de ser, estará presente em todas as mostras. “É preciso a cidade se orgulhar das pessoas estarem a pintando, mesmo nas ruas”, acredita Córdula. “Eu não sou pintor de paisagem e sou conhecido como curador de arte moderna. Acredito que ambas têm a mesma importância”, acrescenta.
 
 
Além das tradicionais exposições de arte e visitas aos ateliês, a programação conta com oficinas abertas ao público, encontros poéticos, exibições de vídeos, varal fotográficos e debates. A roda de conversa com Lisbeth Rebolo, que acontece no Museu do Mamulengo no dia 2 de dezembro, é um dos destaques dessa programação, segundo Córdula.
A gastronomia também vai estar presente, mais uma vez, no roteiro do Arte em Toda Parte. Ao todo, 22 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, cafés e sorveterias, participam do roteiro deste ano. O Blues Bar e Pizzaria, inclusive, criou um prato especialmente para os 30 anos de Olinda como cidade patrimônio, o “Açorda de Camarão”.
Para guiar os visitantes, o Olinda Arte em Toda Parte vai contar com 117 monitores, divididos entre as exposições, ateliês e receptivos de turistas. A expectativa é que o evento atraia cerca de 30 mil pessoas e gere quase R$ 1 milhão para a cidade de forma imediata, através dos ateliês, hotéis e restaurantes, segundo Maurício Galvão, secretário de Turismo. “Os benefícios do Olinda Arte em Toda Parte nós vemos durante o ano todo, é uma ação continuada”, explica Galvão.

 

Fonte: G1 Pernambuco