Pedra e Vidro, para a Casa Durar 100 Anos

17/11/2011 10:08

Materiais rústicos, quando se trata de arquitetura, nem sempre traduzem-se em absoluta elegância. Não é o caso desta mansão no estado de Maryland, nordeste dos Estados Unidos, composta por um pavilhão de vidro central, flanqueado por duas estruturas de pedra, uma de cada lado. Além de definir os setores da casa, os três volumes dão personalidade à construção, justamente por conta da escolha dos materiais que, apesar de pouco polidos, esbanjam sofisticação e bom gosto.

 
A rusticidade, aliás, não é uma mera opção estética. Ela faz parte de um dos principais critérios adotados pelo arquiteto David Jameson, responsável pelo projeto: a durabilidade. Esta foi uma exigência dos donos do imóvel, que pediram uma casa feita de materiais naturais, que resistissem a pelo menos 100 de anos de uso, sem a necessidade de manutenção pesada.
 
 
A divisão da construção em três volumes não é meramente estética. Um deles, voltado para a rua de acesso, abriga hall de entrada, garagem e quartos de hóspedes. Outro – o de vidro – contém a sala e a cozinha, áreas de convívio por excelência. E o último contém as áreas íntimas, como a suíte máster e os quartos dos filhos.
 
Além do vidro do pavilhão central e da pedra dos volumes laterais, a casa Glenbrook, como é chamada, é marcada por finos pilares de metal, além de portas externas feita com aço corten. São elas que conectam todos os ambientes sociais à densa floresta que rodeia a mansão e que, nas áreas com fachada inclinada de vidro, parece estar dentro da casa.
 

 

Fonte: Casa Vogue