Popular da Toyota, Etios será lançado dentro de um ano

06/12/2011 16:06

As marcas tradicionais presentes no Brasil temem, sem dúvida, os competitivos modelos coreanos e chineses, que começarão a desembarcar no país nos próximos anos. No entanto, há uma montadora que deve preocupá-los em especial, a Toyota.

 
Mesmo enfraquecida pelas crises recentes, a fabricante japonesa ainda é um colosso mundial e exemplo eterno de produtividade e foco na qualidade. Por essa razão, sua chegada ao mercado de compactos deverá ser um marco em nosso mercado.
 
A estreia está marcada para outubro quando começarão a ser vendidos o modelo Etios nas versões hatchback e sedã. Primeiro produto da empresa voltado para mercados emergentes, o compacto concorrerá com ninguém menos que as duplas Gol e Voyage, da Volkswagen, Celta e Prisma, da Chevrolet, Fiesta e Fiesta Sedan, da Ford, e com o trio Uno, Palio e Siena, da Fiat. Não por acaso, eles ocupam os primeiros lugares no ranking de vendas nacional e são a maior razão de essas marcas dominarem nosso mercado.
 
Confiabilidade é principal atrativo
 
Conforme apurou iG Carros durante o Salão de Tóquio, a Toyota começará a fabricar o Etios em agosto, na nova fábrica que está sendo concluída na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. Ela fica não muito distante da sua segunda planta brasileira, em Indaiatuba, onde é feito o Corolla – a primeira é a antiga unidade de São Bernardo do Campo, inaugurada em 1958 para fabricar o utilitário Bandeirante, já fora de linha.
 
 
O Etios foi lançado em primeiro lugar na Índia, outro mercado emergente importante para a Toyota. Seu projeto é simples e lembra o conceito de linhas retas empregados no Sandero e Logan. O visual não chega a empolgar e por isso terá leves mudanças na versão brasileira. Na verdade, a aposta da Toyota é mesmo produzir um veículo de qualidade superior ao que existe hoje no mercado e repetir a fórmula que tem dado certo com o Corolla, que é líder em seu segmento.
 
Ainda não está claro quais serão os motores do Etios. A lógica indica que versões 1.0 e 1.6 são as mais acertadas para o consumidor brasileiro, porém, no exterior o modelo usa um motor 1.5 litro de 90 cv, fraco para nossos padrões.
 
As dimensões do Etios sedã são até que generosas. A carroceria tem largura de 1,69 m e o entre-eixos é de 2,55 m, bem acima de alguns modelos nacionais como o Voyage, por exemplo. O porta-malas é outro destaque: são 595 litros, significativamente mais que Siena, Fiesta e Logan, que são referências nesse aspecto.
 
 
O modelo da Toyota também pode ser equipado com um pacote bem completo de equipamentos como airbags, ABS, ar-condicionado, trio elétrico e rádio com conexão para USB e iPhone. O painel é um ponto de discórdia. Tanto velocímetro como conta-giros estão localizados no centro do console e têm desenho de “meia-lua”.

 

 
Apesar das possibilidades, grande pergunta a ser respondida é quanto a Toyota cobrará pelo modelo. Será acima dos outros concorrentes nacionais? Será o mesmo, porém, com um pacote menos completo de itens? A capacidade da fábrica dá indício que a meta é ousada. Serão 400 mil unidades produzidas por ano, o que dá uma média superior a 30 mil carros por mês, capaz de elevar a Toyota ao 4º lugar entre as marcas mais vendidas do Brasil. Isso, porém, só poderá ocorrer no futuro já que a primeira etapa de produção será bem mais modesta, de 70 mil veículos por ano.
 
Fonte: IG Carros