Um Passeio pelo Novo Teatro Bolshoi

09/11/2011 11:15

Casa de talentos de fama mundial, o célebre teatro Bolshoi, de 1825, em Moscou, teve sua esperada reabertura no último dia 28 de outubro. Fechada desde 2005 para uma reforma que sofreu anos de atraso, a sede dos míticos balé e ópera Bolshoi pode finalmente comemorar o retorno aos faustos do século 19.

 
A obra, orçada em Us$ 700 milhões e cuja conclusão estava prevista para 2008, inclui a remodelação da entrada principal, fachada e praça externa, além da restauração da acústica original. Trabalharam na obra 3 mil pessoas e 1.500 artesãos.
 
Entre as mudanças, há a redução do número de assentos de 2.100 para 1.720, a introdução de um palco rotatório e o fim das infiltrações subterrâneas que ameaçavam as fundações do prédio. A extensa reforma caracteriza-se também por uma extraordinária atenção aos detalhes. O restauro dos históricos afrescos que exibem o deus grego Apolo cercado por dez musas demorou quase um ano.
 
 
Para devolver o brilho imperial às decorações douradas e a um enorme candelabro, foram usados 5 kg de ouro. Mikhail Sidorov, da Summa Capital, empresa responsável pela recuperação, diz que “a douração foi feita conforme um antigo método russo baseado na vodca”. Segundo ele, a fórmula secreta usada para aplicar as folhas de ouro nas decorações do teto mistura claras de ovo, argila e outros ingredientes, com acréscimo final daquela bebida. “Esse método protege o ouro e mantém seu brilho por mais tempo”, acrescenta.
 
A reforma é a etapa mais recente no currículo dessa casa, que se tornou referência mundial do balé e da ópera. O grupo original, formado por pequenos estúdios, começou a atuar, em 1775, na mansão do conde R. I. Vorontsov. Anos mais tarde, um primeiro teatro permanente abriu em Moscou como casa da companhia, mas foi destruído por um incêndio em 1805.
 
No ano seguinte, o teatro transformou-se em instituição governamental, e um novo edifício – o que agora passou por reforma – foi inaugurado em 1825. Também arruinado durante um incêndio, em 1853, foi reconstruído e ampliado em 1856.
 
A companhia do Bolshoi sobreviveu à Revolução Russa, em 1917, a duas guerras mundiais e à dissolução da União Soviética no início dos anos 1990. Agora, com seu icônico palco extraordinariamente restaurado, prepara-se para apresentar mais temporadas gloriosas. (SILVIA ALBERTINI)
 

 

Fonte: Casa Vogue