Urbanidade Marca Projeto de Casa em SP

03/10/2011 11:33

 

Situada em um típico bairro de classe média paulistano, com casas geminadas e terrenos estreitos e profundos, essa casa projetada pelos arquitetos dos escritórios FGMF e CR2 Arquitetos foge do padrão tanto no que se refere a seu estilo, quanto na distribuição de ambientes.
 
Como o próprio nome diz, a Casa 4×30 ocupa um lote de quatro por 30 metros, onde a busca pela luz e pela ventilação  natural determinaram a ocupação. O eixo do projeto é o jardim interno, que separa dois volumes principais. No da frente, estão living e cozinha no térreo, e quartos no segundo andar. No dos fundos, área de serviço, escritório e a escada. Uma passarela conecta os dois blocos.
 
A entrada da casa se dá pela lateral, junto do espaço de serviço. O projeto tira proveito dessa condição ao rebaixar em 75 centímetros o nível do piso da cozinha – onde a sala de jantar nada mais é do que a ilha central -, definindo setores e criando um eixo de circulação.
 
Sobre os dormitórios do segundo pavimento, a cobertura funciona como um terraço cercado por telhados verdes. Além de promover a convivência, esse deck facilita o acesso à área onde estão a central do ar condicionado e do aquecimento de água.
 
Extremamente simples, a estrutura metálica é feita de vigas que formam uma malha e se sustentam em pilares localizados nas laterais do terreno. Os espaços se complementam com paredes de drywall, painéis de madeira, mesas de concreto e pisos de fácil remoção, como os vinílicos e os laminados. Todas as portas voltadas para o jardim interno são de vidro, retráteis, de modo a garantir um contato com a natureza.
 
Paredes de azulejos combinadas com o piso de resina e os detalhes de alumínio da estrutura dão um ar leve pra residência, onde impera a cor branca, que aumenta a sensação de abundante claridade dentro dos ambientes. O contraponto vem do muro preto que separa a casa da rua, e do verde que colore o jardim.
 

O paisagismo, aliás, tem papel de destaque no conceito da residência. Realizado pelo Stúdio Ilex, ele conta com uma área de jardim que ultrapassa os limites exigidos pela legislação paulistana. Além disso, paredes cobertas por trepadeiras ajudam a refrescar, nos meses mais quentes, o ar que entra pela janela da cozinha, em direção ao living. Por outro lado, a tela que cobre parte da fachada pode ser removida, garantindo a entrada de luz e calor durante o inverno.

 

As condições de temperatura dentro da casa, aliás, determinaram boa parte do projeto. Outros elementos como o telhado verde, os brises e as janelas foram escolhidos de modo a garantir um clima agradável para os moradores. Graças a essas soluções, o que não falta nessa pequena casa é espaço e conforto.
 
Mas o elemento que melhore define o perfeito encaixe da Casa 4×30 na cidade é um painel do artista Fabio Flaks. Cruzando  o terreno e os dois andares, ela marca a entrada da casa e pode ser vista por quem circula pela rua, integrando-se e enriquecendo a paisagem urbana.